Meu trabalho de graduação – Energia Eólica

PARA BAIXAR A OBRA COMPLETA NO SEU COMPUTADOR, CLIQUE AQUI.

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO TECNOLÓGICO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

 

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL EÓLICO POR REGIÕES DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

VITOR LUIZ RIGOTI DOS ANJOS

 

Projeto de Graduação do aluno Vitor Luiz Rigoti dos Anjos, elaborado sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Ramos e apresentado ao Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo para obtenção do grau de Engenheiro Mecânico.
VITÓRIA – ES
SETEMBRO/2004

INTRODUÇÃO

Com a progressiva degradação do meio ambiente devido à evolução da sociedade industrial de consumo ao longo dos anos, incluindo a poluição dos rios e o desmatamento da mata ciliar, multiplicaram-se os problemas oriundos desse desequilíbrio ecológico, como o assoreamento dos leitos e a queda de capacidade das usinas hidrelétricas tradicionais, por exemplo.

Por isso, surgiu a necessidade de se explorar melhor os outros recursos naturais para aumentar a geração de energia, suprindo a demanda decorrente do aumento da população, e para diminuir a dependência das hidrelétricas e de outras fontes tradicionais de energia.

Neste sentido torna-se necessário aproveitar a energia de outras fontes, mais precisamente as fontes renováveis. Uma das soluções é a conversão da energia cinética presente no vento em energia elétrica, por meio de turbinas eólicas (aerogeradores) apropriadas para este fim. A energia assim gerada é, a princípio, limpa, renovável e não agressiva à natureza.

Para saber se é ou não viável a implantação de uma ou mais destas turbinas numa determinada região, deve se recorrer a certos métodos para o tratamento dos dados de velocidade e direção do vento, tomados de tempos em tempos por anemômetros calibrados. E também devem ser levados em consideração para este estudo os custos de aquisição, instalação e manutenção do aerogerador e os custos relativos à distribuição da energia gerada para a vizinhança.

O objetivo deste trabalho é esclarecer os meios possíveis de se obter o potencial eólico disponível em uma região qualquer, desde que se tenham as características de velocidade e direção do vento, medidas com certa precisão e a uma altitude adequada, além das características geográficas da região em questão. Pode se conhecer também o montante de energia que pode ser gerada por meio de um aerogerador qualquer que se tenha no mercado, desde que sejam conhecidas as suas características de potência de saída ou rendimento em função da velocidade do vento incidente.

Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos meios científicos especializados, além de dados de fabricantes de turbinas eólicas e consultas em centros de pesquisa e desenvolvimento, no Brasil e no exterior. Esse trabalho, portanto, reúne alguns tópicos importantes do vasto assunto que é a energia eólica, com ênfase na estimativa do potencial eólico possível de ser gerado em alguns locais do Espírito Santo.

Palavras-chave: Energia, Eólica, Geração, Potencial, Espírito Santo.
PARA BAIXAR A OBRA COMPLETA NO SEU COMPUTADOR, CLIQUE AQUI.