Energia solar para internet na Uganda

ÁFRICA/UGANDA – “Usamos a energia solar para fornecer internet aos povoados da Arquidiocese” – disse à Fides o Arcebispo de Gulu

Gulu (Agência Fides) – “Queremos promover o uso das novas tecnologias para ajudar o desenvolvimento de nossa diocese” – disse à Agência Fides Dom John Baptist Odama, Arcebispo de Gulu, no norte de Uganda, que promoveu a organização “Catholic Information Communication and Technology”, uma iniciativa destinada a criar uma rede de comunicação telefônica e internet na área.
A Catholic Information Communication and Technology foi recentement premiada pela Breaking Borders Award, um prêmio dedicado a grupos e indivíduos que demonstram coragem, energia e criatividade no uso da internet para promover a liberdade de expressão.
O prêmio de valor de 10 mil dólares reconhece o excelente trabalho de “Battery Operated Systems for Community Outreach” (BOSCO Uganda) na promoção da liberdade de expressão nas comunidades desfavorecidas do norte de Uganda. Dom Odama retirou pessoalmente o prêmio em Santiago do Chile.
“Iniciamos este projeto em 2005 e em 2007 éramos prontos para fornecer este serviço às nossas comunidades” – disse Dom Odama. “O verdadeiro problema não é a falta de internet ou do telefone que, coma s novas tecnologias wireless, se pode resolver. O problema principal a ser resolvido é como fornecer a energia para alimentar estes sistemas. BOSCO Uganda tem o objetivo de fornecer aos povoados a energia para funcionar as redes de comunicação, das quais se beneficiam em primeiro lugar as escolas, centros de saúde e hospitais. O nosso desejo é o de estender a iniciativa a outros distritos da arquidiocese e potencialmente a todo o norte de Uganda”.
BOSCO Uganda fornece Internet em alta velocidade sem fio para 22 sites nos distrito de Amuru e Gulu. Os sites englobam escolas, organizações não governamentais, escritórios e centros rurais de tecnologia de informação e comunicação.
O diretor executivo de Bosco Uganda, pe. Joseph Okumu, afirma que o uso de uma combinação inovada de sistemas de produção solar e de computador a baixa potência está ajudando a romper o silêncio numa região que sofreu mais de duas décadas de guerra. Segundo Pe. Okumu o programa será logo estendido a outras áreas do sul do Sudão.
Até pouco tempo atrás Gulu era conhecido pela guerra conduzida pelo Lord’s Resistance Army (LRA), cujos membros se dirigiram rumo aos países limítrofes (República Democrática do Congo, Sul do Sudão e República Centro-Africana) onde semeiam morte e destruição.
“Agora em Gulu voltou a paz e é por isto que conseguimos iniciar estes projeto de desenvolvimento” – disse Dom Odama. “Estamos preocupados coma s populações que são vítimas do LRA. Não è justo que eles paguem pelos nossos erros. Faço um apelo a todos para que se encontre uma solução ao problema” – conclui o Arcebispo de Gulu. (L.M.) (Agência Fides 11/5/2010)